COVID19 e o uso da (Hidroxi)Cloroquina

A cloroquina (CQ) é um medicamento utilizado há décadas no tratamento da malária.

A hidroxicloroquina (HCQ) é um derivado mais solúvel e menos tóxico da cloroquina com perfil de segurança mais favorável.

Por alguns efeitos imunossupressores, a CQ e a HCQ vem sendo mais recentemente utilizadas no tratamento de doenças autoimunes, como como o lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide.

A propriedade da CQ / HCQ de inibir em estudos experimentais (in vitro) certos coronavírus, como o SARS-CoV-1, tem sido explorada com dados promissores e vem motivando uma crescente busca pela possibilidade de resultados positivos neste cenário dramático da pandemia do SARS-CoV-2.

Quando buscamos por estudos clínicos avaliando a eficácia e a segurança desses fármacos no tratamento de pacientes com pneumonia pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), temos ainda uma notável e compreensível escassez de dados.

Os primeiros estudos não foram controlados (ou seja, a HCQ não foi comparada a outro medicamento ou placebo) e avaliaram em pequenas amostras de pacientes, apenas desfechos relacionados à presença do vírus na secreção respiratória; assim, nada se pode concluir a partir deles sobre se o uso do medicamento reduziu complicações ou preveniu formas mais graves da doença.

Um estudo recente de segurança e eficácia desenvolvido no estado do Amazonas teve precocemente um de seus braços interrompido devido a ocorrência de achados de toxicidade nos pacientes tratados com doses mais altas de HCQ. Nas últimas semanas foram publicados estudos de ensaio clínico randomizado e observacionais retrospectivos, os quais continuaram mostrando ausência de efetividade na redução de mortalidade ou na conversão para quadros mais graves.

Por enquanto, o entendimento da SPPT é que não há suficiente evidência publicada de benefício clínico da hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19.

Assim, o ideal é que o uso desta droga, como de outros antivirais e imunomoduladores seja considerado apenas em cenário de estudos clínicos.

Diretoria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia

Fechar Menu