Data da ultima atualiza�ao
20/09/2018



Leitura

Sugesto de Leitura

A Comissão de Circulação Pulmonar da SPPT apresentará mensalmente uma sugestão de leitura de um artigo de relevância da área feito por um especialista. Para estrear esta “Seção” convidamos o Professor Adjunto Dr. Hugo Hyung Bok Yoo, da Disciplina de Pneumologia Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp.

Jaquelina Sonoe Ota-Arakaki
Coordenadora da SubComissão de Circulação Pulmonar

Management appropriateness and outcomes of patients with acute pulmonary embolism.

Jiménez D, Bikdeli B, Barrios D, Morillo R, Nieto R, Guerassimova I, Muriel A, Jara-Palomares L, Moores L, Tapson V, Yusen RD, Monreal M; RIETE investigators.

Eur Respir J. 2018 May 10;51(5). pii: 1800445. doi: 10.1183/13993003.00445-2018.

Um algoritmo contempla uma sequência lógica de instruções que direciona passo a passo de procedimentos para resolução de um problema. No caso de embolia pulmonar há diretrizes nacionais e internacionais que embasados em estudos relevantes da literatura sugerem as instruções mais plausíveis.

Apesar disso, em recente estudo, Jiménez e colaboradores demonstraram percentual importante de serviços, que por diversas razões não seguem as diretrizes propostas na rotina clínica diária. De forma surpreendente esta não adesão às diretrizes foi relacionada às indicações de anticoagulação, do uso de trombolíticos e de filtro de veia cava inferior. O não seguimento das recomendações de diretrizes no manejo de embolia pulmonar foi associado a maiores riscos de morte, de recorrência de tromboembolia venosa e de sangramento maior.

Embora no mundo real em que vivemos, nem sempre o algoritmo proposto é factível de ser seguido de forma fiel, as instituições e sociedades médicas envolvidas com essa doença devem-se alertar e concentrar os esforços para instituir estratégias que possam melhorar a adesão à melhor prática clínica.

 
Professor Adjunto Dr. Hugo Hyung Bok Yoo
Disciplina de PneumologiaFaculdade de Medicina de Botucatu-Unesp
 





aaa aaa


Apoio


Novartis

 

Rua Machado Bittencourt, 205 8 andar, cj.83 - Vila Clementino - 04044-000 - São Paulo - SP Tel: 0800-171618 - sppt@sppt.org.br