Data da ultima atualizaçao
28/06/2017



Leitura

Setembro – Mês de Divulgação da Fibrose Cística

No dia 05 de setembro foi celebrado o dia nacional de divulgação da fibrose cística.  A fibrose cística é uma doença genética que acomete cerca de 5 mil pacientes no Brasil e, se não diagnosticada e tratada precocemente, pode levar diversas crianças ao óbito antes mesmo de completar os primeiros anos de vida.

Esta doença, também conhecida como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, é caracterizada por uma produção insuficiente de uma proteína responsável pelo controle do cloro dentro das células. Desta forma, diversos órgãos podem ser acometidos sendo que o principal deles é o pulmão. O muco, secreção produzida normalmente pela árvore respiratória, fica mais espesso devido a desidratação decorrente do não transporte adequado do cloro e, consequentemente acumula no pulmão e favorece infecção de repetições. Outras anormalidades incluem desnutrição, insuficiência pancreática, cirrose hepática e osteoporose.

No Brasil, o diagnóstico precoce foi incorporado nos últimos anos através do teste do pezinho. Neste exame, é dosado o imunotripsiongênio reativo que, quando aumentado, deve ser seguido da realização do teste do suor ou genético para confirmação diagnóstica. É importante ressaltar que existem casos em que o teste do pezinho pode vir normal em pacientes com formas mais leves da doença. Por isso, tanto pais e médicos devem estar atentos para os sinais e sintomas desta doença.

Neste mês de setembro, diversas entidades têm divulgado vídeos e cartazes sobre a fibrose cística. Tanto crianças e adultos podem ser afetados por esta doença. Antigamente, a expectativa de vida para crianças diagnosticadas com esta doença era menor do que 18 anos. Entretanto, com os avanços terapêuticos estima-se que as pessoas nascidas atualmente devam atingir até a quarta ou quinta década de vida. Então, atenção especial para pacientes com tosse crônica e grande produção de escarro, presença de bronquiectasias (brônquios dilatados) principalmente nos ápices pulmonares, sinusite crônica, infertilidade masculina e dificuldade para ganhar peso. Estes sintomas podem estar relacionados a fibrose cística.

Divulgamos um vídeo produzido pelo site Unidos pela Vida. Ele reforça um dos sintomas mais precoces e fáceis de serem identificados numa criança – o beijo salgado. Devido a alteração no canal de cloro, os pacientes com fibrose cística tendem a apresentar um suor com maior concentração de cloro e sódio (NaCl – sal). Desta forma, comumente essas crianças são identificadas ao serem beijadas devido ao gosto salgado que fica na boca. Saber da existência de uma doença é o primeiro passo para o adequado reconhecimento e tratamento precoce.



Meu Primeiro Beijo - Fibrose Cística


Rodrigo Abensur Athanazio

Diretor de Publicação da SPPT
 





aaa aaa


Patrocinador

AstraZeneca

 

Rua Machado Bittencourt, 205 8 andar, cj.83 - Vila Clementino - 04044-000 - São Paulo - SP Tel: 0800-171618 - sppt@sppt.org.br