Jornada Paulista de Atualização em Tabagismo

08h00 – 08h40 – Inscrições

08h50 – 09h00 – AberturaSuzana Erico Tanni – Livre Docente em Pneumologia, Coordenadora de Cessação de Tabagismo da Faculdade de Medicina de Botucatu / UNESP e Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

09h00 – 10h00 – Mesa Redonda – Tratamento do paciente tabagista
Coordenadora: Ana Carla Sousa de Araújo – Médica Pneumologista, Doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Coordenadora da Comissão de Tabagismo da SPPT e do Ambulatório de Tabagismo do Centro de Referência da Saúde do trabalhador de Ribeirão Preto.

09h00 – 09h15 – Como otimizar a abordagem não-medicamentosa
Ana Carla Sousa de Araújo

09h15 – 09h30 – Tratamento farmacológico: o que há de novo?
Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano – Diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, e Coordenadora do Ambulatório de Tabagismo do DAR/HSPE.

09h30 – 09h45 – Como otimizar screening de câncer de pulmão no tabagista?
Erica Nishida Hasimoto – Professora Assistente Doutora do Serviço de Cirurgia Torácica do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu / UNESP.

09h45 – 10h00 – Discussão

10h00 – 10h30 – Coffee-Break

10h30 – 11h30 – Mesa Redonda – Complicações do tabagismo
Coordenador: Ubiratan de Paula Santos – Médico, Doutor em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Hospital das Clínicas e Médico Assistente na Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

10h30 – 10h45 – Como abordar as doenças intersticiais tabaco relacionadas
Luis Renato Alves – Médico Pneumologista, Doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Médico Assistente da Disciplina de Pneumologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Diretor de Assuntos do Interior da Sociedade Paulista de Pneumologia.

10h45 – 11h00 – Particularidades na cessação do paciente oncológico
Gustavo Faibischew Prado – Doutor em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Câncer da SBPT e Coordenador da Comissão de Pneumologia do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica.

11h00 – 11h15 – Impacto do tabaco na asma e DPOC
Frederico Leon Arrabal Fernandes – Médico Assistente da Disciplina de Pneumologia do Instituto do Coração e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Hospital das Clínicas, Médico Responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP, Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia no biênio 2020 / 2021 e Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia no biênio 2022 / 2023.

11h15 – 11h30 – Discussão

11h30 – 12h30 – Simpósio Satélite

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Mesa Redonda – Dispositivos eletrônicos para fumar
Coordenadora: Liana Sousa Coelho – Médica da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu / UNESP, Professora do Curso de Medicina da Uninove em Bauru e Diretora de Assuntos Científicos da SPPT.

14h00 – 14h15 – A evolução dos DEFs
Irma de Godoy – Professora Titular de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Botucatu / UNESP e Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

14h15 – 14h30 – Impacto do uso dos DEFs na saúde: quais as evidências?
Aldo Agra de Albuquerque Neto – Doutor em Pneumologia pela da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e Coordenador do PrevFumo – Núcleo de Prevenção e Cessação de Tabagismo da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.

14h30 – 14h45 – Como a indústria atraiu os adolescentes e como agir?
Stella Regina Martins – Médica Assistente da Divisão de Pneumologia do InCor e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Especialista em Dependência Química pela UNIAD da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e Certificação em Controle do Tabagismo pela Johns Hopkins Bloomberg Scholl of Public Health.

14h45 – 15h00 – Discussão

15h00 – 16h00Panel Board – DEFs: como enfrentar o problema?
Coordenador: Rodrigo Abensur Athanazio – Doutor em Pneumologia pela da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médico Assistente da Disciplina de Pneumologia do Instituto do Coração / Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia

Apresentação dos casos: Rafael Futoshi Mizutani – Médico Pneumologista pelo Instituto do Coração e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com Especialização na área de Doenças Respiratórias Ocupacionais e Ambientais e em Cessação de Tabagismo pelo Instituto do Coração Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Ambulatório de Cessação de Tabagismo da Divisão de Pneumologia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Discussão dos casos:
Ana Carla Sousa de Araújo
Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano
Ubiratan de Paula Santos
Irma de Godoy
Aldo Agra de Albuquerque Neto
Stella Regina Martins

Local: Centro de Convenções Rebouças – Auditório Amarelo – Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo/SP

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Fechar Menu