Como tudo começou

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter científico e cultural, que visa congregar médicos e profissionais atuantes desta área, estimulando o estudo e a pesquisa e levando aos profissionais uma reciclagem do trabalho praticado por especialistas conceituados através de jornadas e congressos organizados e idealizados pela Sociedade, além de centralizar a divulgação de estudos e pesquisas desta especialidade no Estado de São Paulo.Fundada em 1978, a SPPT foi a fusão de duas grandes sociedades já existentes: a de pneumologia e a de tisiologia. Sua fundação seguiu-se à da SBPT (a brasileira), que aconteceu em 74.

Foi estabelecido uma espécie de rodízio entre o 3 grandes centros de pneumologia e tisiologia do Estado: Hospital das Clínicas, Escola Paulista de Medicina e Hospital do Servidor Público, que se revezam até hoje na presidência e diretoria, mantendo o equilíbrio na sociedade. O início foi de tempos difíceis, sem sede fixa e onde seu único patrimônio era uma máquina de escrever que era levada aos locais das reuniões.

Hoje, 39 anos depois, a SPPT possui sede, secretárias, boletins, este site e organiza ainda vários eventos ao longo do ano. O 1º Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia foi um evento modesto, doméstico, realizado na Escola Paulista e contava com a presença de alguns convidados de outros Estados. Atualmente, este congresso faz parte do calendário médico como um evento de peso, esperado e de resultados de grande expressão. A SPPT vem crescendo e se aperfeiçoando a cada ano, a cada gestão, e só tem acrescentado melhorias com a reciclagem dos especialistas desta área. E com a sua participação e ajuda, só pode crescer ainda mais!

Se você é um de nossos sócios, não deixe de participar das reuniões, cursos, pesquisas: nós só temos a ganhar. Se ainda não é um de nossos sócios, por que não se associa e nos ajuda a projetar ainda mais a pneumologia paulista? Contamos com a sua participação para um sucesso cada vez maior.

Ex-Presidentes da SPPT

Fechar Menu