Posicionamento quanto as medidas de controle da pandemia por Coronavírus no Estado de São Paulo

Sociedade Paulista de Pneumologia Tisiologia

Posicionamento quanto as medidas de controle da pandemia por Coronavírus no Estado de São Paulo

Vivemos uma situação inédita. A pandemia pelo Coronavírus, a COVID-19, é a primeira grande ameaça global contemporânea. Uma infecção com alta virulência e letalidade de distribuição universal levando ao colapso dos sistemas de saúde no mundo.

Diversas estratégias têm sido tentadas e muitas posturas mudam conforme o panorama da doença que se transforma. O Brasil é um país de dimensões continentais e a realidade de São Paulo não é a mesma de outros estados. Assim, as ações devem ser também pensadas de acordo com as particularidades regionais.

Em São Paulo, já temos transmissão comunitária e uma grande distribuição do vírus ao mesmo tempo que tivemos uma restrição aos testes de pacientes com sintomas leves e não hospitalizados, não sendo possível entender completamente a epidemiologia no nosso estado. Nesse contexto, apoiamos as medidas de isolamento social e restrição ao funcionamento de escolas, de eventos e aglomerações. Quanto menor a circulação de pessoas, mais tempo o vírus levará para atingir os pacientes vulneráveis dando condição ao sistema de saúde a atender casos graves, garantindo uma chance de recuperação.

Além disso, também acompanhamos com atenção as pesquisas de medicações que despontam como promessas para agir nessa grave doença. No momento, entretanto, ainda não existe evidencia científica para recomendar seu uso indiscriminado. Muito cuidado deve ser tomado em relação aos efeitos adversos e, de forma alguma, estimulamos a automedicação.

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia vem comunicar o compromisso em reiterar os comunicados anteriores de educação, alertas e recomendações para nossos pacientes e nossos sócios em relação à pandemia. Nossa visão, neste momento, é de respeito as medidas decretadas pelo Ministério de Saúde e o Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo que objetivam a melhor condição de saúde de sua população. Continuaremos, enquanto sociedade, levando ao nosso público informações técnicas científicas sobre a pandemia COVID-19.

Frederico Leon Arrabal Fernandes
Presidente da SPPT

Suzana Erico Tanni Minamoto
Vice-Presidente da SPPT

Fechar Menu